Tenho uma questão

Procure aqui uma resposta a algum problema encontrado com a utilização do Madeira Islands. Se achar que o seu problema é genérico e pode interessar a outras pessoas, coloque a questão aqui !
Post Reply
unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Tenho uma questão

Post by unnamed - Marco » Mon Sep 12, 2005 10:35 pm

Muito boa noite!
Eu sou novo aqui nos fóruns e gostaria de dizer olá a todas as pessoas deste fórum.
Desculpem se esta pergunta já foi feita muitas vezes, mas como podemos activar o tráfego AI no cenário da Ilha da Madeira? Eu já estive a ver uns tópicos mas nunca percebi muito bem como podemos activá-lo.
Eu peço ajuda porque eu tenho pena que num cenário tão bom não haja aviões [:(]. Eu estive a instalar recentemente uns AI portugueses, o que é pena de não os poder ver neste magnífico aéroporto.
Antes que me esqueça, eu uso a versão 2004 do Flight Simulator [;)].
Por favor, ajudem-me!

Marco

unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by unnamed - Marco » Tue Sep 13, 2005 12:03 pm

Olá!

Finalmente consegui resolver o problema do AI.
Mas deparei-me com 1 pequeno problema que está representado na imagem.
por estranho que pareça, em vez de aparecer com as luzes mesmo antes da pista e os arcos por baixo da via rápida, aparece um pequeno monte que se extende para trás.
Image
Eu pergunto se isto será normal. Antes de por o ficheiro AF2_LPMA.bgl, o pequeno 'monte' não aparecia. Eu penso que deverá que ter com o ficheiro .bgl
Agradecia que me ajudassem.

Marco

unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by unnamed - Marco » Tue Sep 13, 2005 12:40 pm

Muito bons dias!

Já resovli o problema (o TERRAIN_MAX_VERTEX_LEVEL estava em 19 e passei-o para 20)
Mas agora tem 2 montinhos pequenos:
Image
Como posso resolver este problema?
Obrigado em avanço.

Marco

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Tue Sep 13, 2005 5:09 pm

Marco,

Experimentou com 21? Eu sou um dos autores do Madeira e na ultima vez que lá estive tambem me apareceram os bicos. Contudo no tempo do desenvolvimento eles não estavam lá. Existe alguma coisa no seu e no meu FS que provoca isso!

Alguém que tenha a imagem correcta não quer aparecer no forum? Talvez seja mais facil confrontando dicas, descobrir a razão!

Luis Sá

unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by unnamed - Marco » Tue Sep 13, 2005 8:45 pm

Boas Luís,

Sim eu experimentei pôr em 21 mas depois o 'bico' da direita já não aparecia, mas o que está antes da pista ainda continua lá. Se eu deixasse em 21, aparecia a 'plataforma' indicado no tópico "Complemento ao Madeira Islands".
Os dois bicos não me incomodam mas depois fica um pouco mal no aspecto da pista. Mesmo assim fiquei muito constente em saber que já tenho tráfego AI na Madeira [^].
Obrigado na mesma pela ajuda Luís!

Marco

unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by unnamed - Marco » Tue Sep 13, 2005 11:43 pm

Boas!

Eu reparei que existe tráfego AI na Madeira mas não no Porto Santo.
Eu estive a ler uns tópicos e percebi que será necessário obter o ficheiro 'af2_lpps.BGL'.
A minha pergunta é; onde posso arranjar o ficheiro acima referido?
É porque eu adicionei uma rota AI de Madeira - Porto Santo, mas o referido AI não aparece porque eu não tenho o af2_lpps.BGL.
Por favor Luís, podia-me dizer onde arranjar o tal ficheiro.
Obrigado em avanço.

Marco

Valdemar Pereira Marques
Posts: 105
Joined: Sun Oct 19, 2003 10:44 am
Location: Portugal

Post by Valdemar Pereira Marques » Wed Sep 14, 2005 12:55 am

Boas a todos,

No meu cenário não aconteçe nada disso.Pelo menos ainda não me dei conta desses bicos.

Como é sabido existem vários vídeos do cenário Wonderfull Madeira Portugueses e estrangeiros, e em nenhum deles vi nada disso.

De momento lembro-me desta produtora de vídeos "Killerwhale"
O download tem cerca de 29Mb em banda larga e 14 em banda pequena
O vídeo está lá no fundo é só andar com o cursor para baixo.
http://www.killerwhale.be/index.php?opt ... &Itemid=64

Dá para vêr que não há os tais bicos.
Coloquem em Pausa, quando os aviões apróximarem-se da pista 05.

Abraços,[;)]



Valdemar Marques

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Wed Sep 14, 2005 1:48 am

Julgo não ser muito aconselhável, mesmo para utilizadores experientes, editar e modificar o "FS9.cfg". O ficheiro encontra-se "hidden" (escondido) em "\Documents and Settings\<username>\Application Data\Microsoft\FS9\". Não recomendo a sua alteração (por alguma razão está escondido...)

Mas pode-se (e deve-se) alterar muito facilmente o ficheiro "scenery.cfg" do FS2004. Ora experimente-se dar uma "olhadela" ao conteúdo do ficheiro (editável com o Notepad, por exemplo), e verifique-se se há coerência. Um exemplo:

"
[Area.054]
Title=Madeira Islands by PTSIM
Local=C:\Program Files\FS2004\Scenery\MAD2003
Active=TRUE
Layer=54
Required=FALSE
Remote=

[Area.055]
Title=Madeira LandClasses by PTSIM
Local=C:\Program Files\FS2004\Scenery\MAD2003\MadLand
Active=TRUE
Layer=55
Required=FALSE
Remote=
"

Note-se que a "Layer=55" está num nível hierárquico imediatamente acima do "Layer=54", ou seja, sobrepor-se-á a este, no processo de <i>rendering</i> do FS2004.

MUITO IMPORTANTE, também, é confirmar se o nome de "Area" (ex: "Area.055") é o mesmo que o de "Layer" (ex: "Layer=55"). Repita-se esta operação para todas as entradas, desde a primeira (dá trabalho mas é compensador).

É por isto que eu recomendo que as activações da instalação dos cenários <i>add-on</i> no FS2004 seja feita manualmente, através da edição deste ficheiro ("scenery.cfg"). O modo automático de activação baralha as camadas hierárquica, resultando num autêntico malogro e dor de cabeça para quem quer ter os diversos cenários instalados. Comigo sempre resultou. Se não resultar (por ventura, por se ter modificado o "FS9.cfg" ou outra coisa que não deveria ter sido tocada por indivíduos que não somente os programadores da Microsoft[:)]), então talvez seja preferível voltar a instalar o FS2004 desde o início e realizar a activação dos <i>add-ons</i> de forma manual, SEMPRE, pondo especial atenção nos níveis hierárquicos dos cenários, SEMPRE!

É o meu conselho.

Pedro Oliveira

unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by unnamed - Marco » Wed Sep 14, 2005 11:11 am

Boas,

Obrigado pelo conselho, Pedro Oliveira!
Sim, eu raramente mexo no FS9.cfg.
De facto nem sabia que ele existia até ter o Madeira Islands [:p].
Eu só o editei 4 vezes:
1ª- Por causa da 'plataforma' referida no tópico "Complemento ao Madeira Islands".
2ª- Por causa do 'monte' que se extendia para trás da pista (a 1ª imagem que pus)
3ª- Com o conselho do Luís, experimentar por em 21 o Max Vertex Level.
4ª- Para por como estava antes.
Mesmo assim não sei como apareceram os dois bicos e eu experimentei os restantes Cenários que adicionei e funcionam lindamente!

Mas o que eu queria mesmo era o 'AF2_lpps.BGL' para poder ter tráfico no Porto Santo. Era o que eu mesmo queria.
Obrigado pela ajuda!

Marco
---------------

Eu uso o nome unnamed - Marco porque os endereços de email (todos os que eu tive) tinham o nome de unnamed :)

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Wed Sep 14, 2005 6:04 pm

.Olá,

O MTVL do scenery.cfg é essencial em cenários com meshes detalhadas! As meshes são vertices de coordenadas (X Y Z). Uma mesh LOD10 (como na Madeira) tem os vertices espaçados de 38 metros em X e Y (horizontal), sendo Z o valor absoluto da altitude.

Se o MTVL estiver muito baixo, nós poderemos instalar meshes detalhadas, mas elas poderão não ser vistas.

O mesmo se passa quando colocamos um poligono de aplanamento. Este poligono horizontal é colocado para aplanar o terreno. É um poligono invisivel. Ele apenas faz com que a zona fique plana a uma altura especificada. Em todos os aeroprtos default (e em quase todos os de addon) existe um poligono de aplanamento. Lisboa por exemplo tem um poligono a uma altura, salvo erro de 110m. Esse poligono é invisivel mas força o chão a ficar plano. Em cima dele colocam-se outros poligonos, esses sim visiveis, como a pista, as taxiways, a relva, etc.

Uma limitação do FS é não permitir pistas inclinadas - como na Msdeira e em Lisboa. Na minha ferramenta SBuilder eu consegui uma maneira intuitiva e facil de criar poligonos de aplanamento "inclinados". Só que os outros poligonos necessarios para por em cima daquele (pista, taxiways, etc) são de dificil e quase impossivel colocação.

No Portugal Airfiels, pistas como Pampilhosa da Serra, Coentral e outras, serão inclinadas. A razão é que as pistas são pouco detalhadas (uma tira de alcatrão com, às vezes, uma linha branca, ao meio). Ora como o Portugal Airfield vai usar fotografia de alta resolução (16 = 4 x 4 vezes mais densa que o default ou que o Portugal Terrain) a própria fotografia aérea mostra a pista com um detalhe que não é preciso desenhar nada (a pista). Assim se se colocar o tal poligono de aplanamento "inclinado e invisivel por baixo, ficaremos com um resultado espectacular!

Voltando aos bicos da Madeira. Existe um poligono de aplanamento a 58 metros. Que é arredondado no extremo da pista 05. Mas porque as altitudes estão especificadas em grelhas ele fica recortado. Se eu puxar o poligono para dentro, os bicos deixam de se ver, mas o avião vai cair mais facilmente (o avião cai porque o chão não está plano). Se eu puxasse o poligono para fora os bicos ficavam enormes e toda a zona onde o avião rola ficava plana e ele nunca cairia!

Para completar esta discussão tecnica usei outra tecnica do FS98 e antes que se chama "Sense Border + Set Elevation". Usei esta tecnica no telhado do terminal da Madeira e nos terraços. Em Slew mode eu consigo colocar lá helicopteros ou aviões pequenos. Coloquei também estes "Sense Border + Set Elevation" nas extremidades da pista, mas deve vez em quando eles falham sendo o poligono de aplanamento é mais fiável. Mas, e como o Valdemar disse, esses bicos não devem existir, pois em 2003 ajustamos o poligono para obter a melhor dureza sem "furar" a relva!

Quando regressar de Evora vou analisar esta questão em profundidade!

Luis

ps: Pedro se for a Évora telefone para o meu telemovel antes de comprar bilhete!

unnamed - Marco
Posts: 9
Joined: Mon Sep 12, 2005 10:22 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by unnamed - Marco » Wed Sep 14, 2005 10:36 pm

Boas,

Que resposta mais complexa! Parabéns Luís [:D].
Se eu bem entendi, quando mais fora estiver o/os bicos, mais seguro fica o avião na pista e vice-versa. Então assim deve estar bem para mim!
Eu há pouco tempo acabei um vôo Gran Canaria - Madeira e na aterragem correu tudo às mil maravilhas.
Agora, desculpem se eu estou a insistir muito, mas eu precisava do "AF2_lpps.BGL" para ter o tráfego AI no Porto Santo.
Por favor!!!!

Marco
---------------

Eu uso o nome unnamed - Marco porque os endereços de email (todos os que eu tive) tinham o nome de unnamed :)

rncotrim
Posts: 6
Joined: Wed Sep 21, 2005 3:02 pm
Location: Portugal

Post by rncotrim » Wed Sep 21, 2005 3:07 pm

Olá Sr. Luís Sá,

Depois da nossa conversa no Sábado à tarde no AirShow05, onde lhe relatei alguns problemas com o cenário da Madeira (crash durante o táxi [ex. cabeceiras da pista] e quando parqueado no havy), eu verifiquei que o TERRAIN_MAX_VERTEX_LEVEL estava em 19 e passei-o para 20. Não tive muito tempo para testar mas aparentemente o problema estará resolvido. Quero no entanto testar com mais tempo.
Quanto aos bicos eu não os detecto. Tenho instalado o FS Terrain (que coloquei como sendo o responsável pelos problemas), e de momento não estou com nada de “estranho”.

Já agora, se alguém tem o Portugal Terrain instalado com o FS Terrain por favor informem se existe alguma incompatibilidade. Queria adquirir o Portugal Terrain mas tenho receio de ter um conflito.

Abraço

Ricardo Nuno Cotrim

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Wed Sep 21, 2005 5:19 pm

Olá

Fico contente por saber que passando de 19 para 20 fica melhor. Se mudar o nome do ficheiro lpma.BGL paera lpma.TMP e for à Madeira com o MTVL em 19 e 20 descobrirá a razão por que cai mais facilmente com 19. A relva é apenas uma pintura por cima do que verá nessa situação. A releva não é dura!

Depois torne a mudar TMP para BGL. E note que ao usar as configurações default do Display Setting o FS volta a colocar o parametro em 19. Por isso na configuração default use "CUSTOM" e nenhuma das outras. EM CUSTOM pode ajustar o que quizer!

Luis Sá

rncotrim
Posts: 6
Joined: Wed Sep 21, 2005 3:02 pm
Location: Portugal

Post by rncotrim » Thu Oct 20, 2005 10:54 pm

Olá Luís,

Estou desanimado. Pensei que estava resolvido mas não. Acabei de "enterrar" um A340 na cabeceira da 23, quando estava a iniciar o back-track, ao entrar para a escapatória.

Isto já me tinha acontecido antes, mas com o TMVL a 19. Depois mudei para 21 e ficou bom mas aparecia um monte de terra juntos às gates A3/4.

Já não me recordo se com 20 tinha usado essa escapatória. Agora que aconteceu fui logo ver o “TERRAIN_MAX_VERTEX_LEVEL” e está 20.
O resto do cenário está bom, tudo parece estar no lugar.

Alguma sugestão. Eu tenho o FS Terrain instalado. Será ele o causador?




Ricardo Nuno Cotrim

Post Reply