Project Lisbon Photoreal v3.2

Procure aqui uma resposta a algum problema encontrado com a utilização do Portugal Terrain. Se achar que o seu problema é genérico e pode interessar a outras pessoas, coloque a questão aqui !
Post Reply
Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Project Lisbon Photoreal v3.2

Post by Pedro Oliveira » Sat Apr 01, 2006 7:08 am

"<b>PLPv3.2.zip</b>" - AVSIM


* Colocação do chão do aeroporto à altitude real de 332 pés (à cabeceira da pista "03" e aprons centrais), 40,5 pés mais baixa do que a altitude “default” do FS2004;

* Iluminação do aeroporto (terminal + aprons);

* Postes de iluminação fotográficos específicos para “LPPT”, de 5 tipos;

* Terminal totalmente redesenhado;

* Novo complexo dos bombeiros a Norte do taxiway "G2" (satellite fire station);

* Antigo avião Boeing 707 da República do Zaire, junto aos Bombeiros;

* Revisão do código-fonte do chão e rádio-ajudas do aeroporto (descompilado para formato XML e recompilado para formato BGL);

* Designação actualizada para os “ILS” das pistas “03” (“ILI”) e “21” (“ILB”);

* Actualização de todas as placas de sinalização de gate e de pista – novo design, específicas para cada localização;

* Runway Guard Lights (antes da intersecção de taxiways com pistas activas);

* RETILs experimentais (amarelos unidireccionais "3-2-1") deslocados para dentro dos limites das beiras das pistas “03”/”21” (diferem ligeiramente dos recomendados pela ICAO, in "Anex 14 to the Convention on International Civil Aviation", International Standards and Recommended Practices, International Civil Aviation Organization - ICAO);

* Inclui ficheiro de instalação com declinação magnética actualizada (5ºW2000);

* Optimização dos desníveis antes das cabeceiras das pistas (2ª Circular e “IC-17/CRIL”);

* Mais marcações específicas no pavimento (asfalto e sinalização);

* Actualização de todos os aprons e gates, de acordo com as alterações reportadas nos AIRACs "003-05" e "04-04":

*Alpha: "A04", "A05", "A06", "A07", "A14", "A15", "A16", "A17", "A22", "A23", "A24";
* Bravo: "B01", "B02", "B03", "B04", "B05";
* Charlie (MIL): 5 stands;
* Delta: "D01", "D02", "D03", "D04", "D05" (incluindo os 11 stands para GA-Parking – (3+3+5) – previstos no AIS “Sup Regular” – 04/2003 (de 15 de Abril) da NAV);
* Echo: "E01", "E02", "E03", "E04", "E05";
* Foxtrot (pares): "F04", "F06", "F08", "F10";
* Juliet: "J01", "J02", "J03", "J04", "J05", "J06";
* Lima (ímpares): "L01", "L03", "L05", "L07", "L09", "L11", "L13", "L15", "L17", "L19", "L21", "L23";
* Lima (pares): "L02", "L04", "L06", "L08", "L10";
* Victor (ímpares): "V01", "V03".

* Optimização de texturas e polígonos;

* Remodelação de edifícios (desenho + texturas + "visual range");

* Introdução de navios no Rio Tejo (iunclui 2 navios de cruzeiro de grandes dimensões, 2 navios de carga e um petroleiro da classe “VLCC”);

* Docas da LISNAVE redesenhadas;

* Aproximações visuais revistas (finais curtas) para as pistas “03”, “21” e “35”, com landmarks visuais fidedignos correctamente posicionados e nivelados;

* Compatibilidade com o Portugal Terrain.


Pedro Oliveira

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Sat Apr 01, 2006 7:17 am

Fez-se luz no aeroporto! [;)]


Image

Image

Image

Image

Image

jac
Posts: 5
Joined: Sat Feb 18, 2006 1:27 pm
Location: Portugal

Post by jac » Sun Apr 02, 2006 3:39 pm

Olá
Pedro Oliveira, excelente trabalho que estás a fazer neste cenário.

Deixa-me dar-te um pouco de feedback relativamente ao dito bug do taxiwai. A solução que foi implementada na versão 3.2 resolve de certa forma o bug mas suponho que o ATC não actualiza a ocupação das gates e parques, assim se existir bastante tráfego existe uma probabilidade forte de ficarem empilhados, pois dirigem-se para a mesma gate.

Não quero que isto que eu acabo de dizer seja entendido como uma critica ao trabalho, ou uma pressão para resolução do dito bug.

Cumprimentos,
J. Carvalho





Image



Image

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Sun Apr 02, 2006 11:57 pm

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">A solução que foi implementada na versão 3.2 resolve de certa forma o bug mas suponho que o <i>ATC</i> não actualiza a ocupação das gates e parques, assim se existir bastante tráfego existe uma probabilidade forte de ficarem empilhados, pois dirigem-se para a mesma gate.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Viva,

Pode ser que seja disso. Se quiser, pode experimentar voltar a colocar o ponto de "hold short", mas mais próximo da pista, para ver se resolve o problema e reportar aqui o resultado pós-experimentação.

É estranho ver um ligeiro (<i>Cessna 172</i>?) junto às <i>gates</i> "Alpha". É do "<i>AI traffic</i>"?!

Não estará a usar voos de "AI" em excesso para o aeroporto?

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">Não quero que isto que eu acabo de dizer seja entendido como uma critica ao trabalho, ou uma pressão para resolução do dito bug.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Claro que não levo a mal as críticas. Aliás, NUNCA levei a mal críticas construtivas. Tenho por princípio, que todas as pessoas podem criticar tudo, desde que o façam com algum conhecimento e, sobretudo, justificando sempre as suas opiniões e/ou posições. Aliás, é devido a críticas técnicas, incluindo outras que não estas, despeitadas e "inimigas", que melhorei bastante o cenário. Ninguém faz tudo perfeito, muito menos logo à primeira. E mais difícil ainda quando o trabalho é fisicamente solitário. E um projecto é isso mesmo, uma constante evolução, sempre com o objectivo de aproximação da perfeição possível. Faça o favor de criticar sempre o que achar que deve criticar. Se quiser, pode, até, apresentar sugestões e expor mais opiniões, para o meu email: pedro.a.tavares@sapo.pt, incluindo envio de screenshots de situações que considera estar mal.

Agradecido.

Pedro M. Oliveira

jac
Posts: 5
Joined: Sat Feb 18, 2006 1:27 pm
Location: Portugal

Post by jac » Mon Apr 03, 2006 11:43 am

Olá Viva

Eu uso o cessena para andar a ver os vários pontos do aeroporto, talvez exista um processo melhor, mas é este que eu tenho utilizado.

Quanto ao excesso de tráfego, o aeroporto e o cenário comportam-se bem.
O tráfego baseia-se nas companhias que a ANA diz estarem a operar no LPPT.
Os horários podem não ser os mais reais, mas foram os que arranjei no PROJECT AI modelos e texturas incluídas.
Ainda há suficientes gates e parques livres.


Quanto ao teste eu já tentei várias configurações, assim que tiver tempo testarei essa.
Até agora a configuração que melhores resultados me deu passa por interromper o link do táxi S1, como eu mostro graficamente no post da PLPV3.1

Cumprimentos
J. Carvalho

herlander
Posts: 41
Joined: Mon Jul 04, 2005 4:09 pm
Location: Portugal

Post by herlander » Mon Apr 03, 2006 9:29 pm

Gostaria de dar os meus sinceros parabens ao Pedro Oliveira, pelo magnifico trabalho no seu PLPv3.2. Juntamente com PTT é ouro sobre azul.[:)]

Já agora não poderia deixar de agradecer o facto de partilhar generosamente este cenario, q imagino, deu um 'trabalhão' a concretizar [:)]

Abraços

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Tue Apr 04, 2006 4:54 am

Olá! Agradecido.

O que vê é o resultado de muito trabalho de design, sempre na busca da "perfeição"... nunca atingível, mas cada vez mais próxima...

Veja, por exemplo, o trabalho realizado no chão do aeroporto, na figura seguinte:

Image

Pode reparar nas marcações de asfalto realizadas, retiradas de fotografia aérea (aqui, com o Google Earth, por exemplo):

Image

Pode reparar em determinados pormenores, recortes que normalmente passam ao lado dos designers. O PLP, em termos de detalhe, foi um, de facto, uma referência. Foi um dos objectivos de desenvolvimento: o rigor técnico.

Veja outro exemplo (uma visão do BGL do chão do aeroporto editado com o programa do Lee Swordy, o AFCAD:

Image

Reparou nos pormenores circundados a amarelo? São pequenos pormenores que escapam à vista mas que, na realidade estão lá! É um "preciosismo", uma tara como outra qualquer (mas esta não magoa ninguém bem-intencionado nem faz baixar as frames... [:)]

O <i>Project Lisbon Photoreal</i> começou por ser um cenário particular e não-divulgado, ainda sem texturas fotográficas, para efeitos dos meus estudos os quais já aqui referi. Com o passar do tempo, a pedido de muita gente, resolvi disponibilizar várias versões que tinha feito. Actualmente, desenvolvo este cenário nas horas vagas (ultimamente têm sido "algumas", mas não posso continuar sempre a este ritmo, eh!)

Um abraço.

Pedro M. Oliveira

jagoz
Posts: 31
Joined: Sat Jul 26, 2003 11:37 pm
Location: Portugal

Post by jagoz » Wed Apr 05, 2006 12:18 am

Não posso deixar passar a oportunidade para endereçar os meus parabens pelo excelente trabalho e simultâneamente agradecer pela "partilha".
O meu sincero OBRIGADO.
jAGOZ

Post Reply