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Project Lisbon Photoreal v3.2

Posted: Sat Apr 01, 2006 7:08 am
by Pedro Oliveira
"<b>PLPv3.2.zip</b>" - AVSIM


* Colocação do chão do aeroporto à altitude real de 332 pés (à cabeceira da pista "03" e aprons centrais), 40,5 pés mais baixa do que a altitude “default” do FS2004;

* Iluminação do aeroporto (terminal + aprons);

* Postes de iluminação fotográficos específicos para “LPPT”, de 5 tipos;

* Terminal totalmente redesenhado;

* Novo complexo dos bombeiros a Norte do taxiway "G2" (satellite fire station);

* Antigo avião Boeing 707 da República do Zaire, junto aos Bombeiros;

* Revisão do código-fonte do chão e rádio-ajudas do aeroporto (descompilado para formato XML e recompilado para formato BGL);

* Designação actualizada para os “ILS” das pistas “03” (“ILI”) e “21” (“ILB”);

* Actualização de todas as placas de sinalização de gate e de pista – novo design, específicas para cada localização;

* Runway Guard Lights (antes da intersecção de taxiways com pistas activas);

* RETILs experimentais (amarelos unidireccionais "3-2-1") deslocados para dentro dos limites das beiras das pistas “03”/”21” (diferem ligeiramente dos recomendados pela ICAO, in "Anex 14 to the Convention on International Civil Aviation", International Standards and Recommended Practices, International Civil Aviation Organization - ICAO);

* Inclui ficheiro de instalação com declinação magnética actualizada (5ºW2000);

* Optimização dos desníveis antes das cabeceiras das pistas (2ª Circular e “IC-17/CRIL”);

* Mais marcações específicas no pavimento (asfalto e sinalização);

* Actualização de todos os aprons e gates, de acordo com as alterações reportadas nos AIRACs "003-05" e "04-04":

*Alpha: "A04", "A05", "A06", "A07", "A14", "A15", "A16", "A17", "A22", "A23", "A24";
* Bravo: "B01", "B02", "B03", "B04", "B05";
* Charlie (MIL): 5 stands;
* Delta: "D01", "D02", "D03", "D04", "D05" (incluindo os 11 stands para GA-Parking – (3+3+5) – previstos no AIS “Sup Regular” – 04/2003 (de 15 de Abril) da NAV);
* Echo: "E01", "E02", "E03", "E04", "E05";
* Foxtrot (pares): "F04", "F06", "F08", "F10";
* Juliet: "J01", "J02", "J03", "J04", "J05", "J06";
* Lima (ímpares): "L01", "L03", "L05", "L07", "L09", "L11", "L13", "L15", "L17", "L19", "L21", "L23";
* Lima (pares): "L02", "L04", "L06", "L08", "L10";
* Victor (ímpares): "V01", "V03".

* Optimização de texturas e polígonos;

* Remodelação de edifícios (desenho + texturas + "visual range");

* Introdução de navios no Rio Tejo (iunclui 2 navios de cruzeiro de grandes dimensões, 2 navios de carga e um petroleiro da classe “VLCC”);

* Docas da LISNAVE redesenhadas;

* Aproximações visuais revistas (finais curtas) para as pistas “03”, “21” e “35”, com landmarks visuais fidedignos correctamente posicionados e nivelados;

* Compatibilidade com o Portugal Terrain.


Pedro Oliveira

Posted: Sat Apr 01, 2006 7:17 am
by Pedro Oliveira
Fez-se luz no aeroporto! [;)]


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Posted: Sun Apr 02, 2006 3:39 pm
by jac
Olá
Pedro Oliveira, excelente trabalho que estás a fazer neste cenário.

Deixa-me dar-te um pouco de feedback relativamente ao dito bug do taxiwai. A solução que foi implementada na versão 3.2 resolve de certa forma o bug mas suponho que o ATC não actualiza a ocupação das gates e parques, assim se existir bastante tráfego existe uma probabilidade forte de ficarem empilhados, pois dirigem-se para a mesma gate.

Não quero que isto que eu acabo de dizer seja entendido como uma critica ao trabalho, ou uma pressão para resolução do dito bug.

Cumprimentos,
J. Carvalho





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Posted: Sun Apr 02, 2006 11:57 pm
by Pedro Oliveira
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">A solução que foi implementada na versão 3.2 resolve de certa forma o bug mas suponho que o <i>ATC</i> não actualiza a ocupação das gates e parques, assim se existir bastante tráfego existe uma probabilidade forte de ficarem empilhados, pois dirigem-se para a mesma gate.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Viva,

Pode ser que seja disso. Se quiser, pode experimentar voltar a colocar o ponto de "hold short", mas mais próximo da pista, para ver se resolve o problema e reportar aqui o resultado pós-experimentação.

É estranho ver um ligeiro (<i>Cessna 172</i>?) junto às <i>gates</i> "Alpha". É do "<i>AI traffic</i>"?!

Não estará a usar voos de "AI" em excesso para o aeroporto?

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">Não quero que isto que eu acabo de dizer seja entendido como uma critica ao trabalho, ou uma pressão para resolução do dito bug.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Claro que não levo a mal as críticas. Aliás, NUNCA levei a mal críticas construtivas. Tenho por princípio, que todas as pessoas podem criticar tudo, desde que o façam com algum conhecimento e, sobretudo, justificando sempre as suas opiniões e/ou posições. Aliás, é devido a críticas técnicas, incluindo outras que não estas, despeitadas e "inimigas", que melhorei bastante o cenário. Ninguém faz tudo perfeito, muito menos logo à primeira. E mais difícil ainda quando o trabalho é fisicamente solitário. E um projecto é isso mesmo, uma constante evolução, sempre com o objectivo de aproximação da perfeição possível. Faça o favor de criticar sempre o que achar que deve criticar. Se quiser, pode, até, apresentar sugestões e expor mais opiniões, para o meu email: pedro.a.tavares@sapo.pt, incluindo envio de screenshots de situações que considera estar mal.

Agradecido.

Pedro M. Oliveira

Posted: Mon Apr 03, 2006 11:43 am
by jac
Olá Viva

Eu uso o cessena para andar a ver os vários pontos do aeroporto, talvez exista um processo melhor, mas é este que eu tenho utilizado.

Quanto ao excesso de tráfego, o aeroporto e o cenário comportam-se bem.
O tráfego baseia-se nas companhias que a ANA diz estarem a operar no LPPT.
Os horários podem não ser os mais reais, mas foram os que arranjei no PROJECT AI modelos e texturas incluídas.
Ainda há suficientes gates e parques livres.


Quanto ao teste eu já tentei várias configurações, assim que tiver tempo testarei essa.
Até agora a configuração que melhores resultados me deu passa por interromper o link do táxi S1, como eu mostro graficamente no post da PLPV3.1

Cumprimentos
J. Carvalho

Posted: Mon Apr 03, 2006 9:29 pm
by herlander
Gostaria de dar os meus sinceros parabens ao Pedro Oliveira, pelo magnifico trabalho no seu PLPv3.2. Juntamente com PTT é ouro sobre azul.[:)]

Já agora não poderia deixar de agradecer o facto de partilhar generosamente este cenario, q imagino, deu um 'trabalhão' a concretizar [:)]

Abraços

Posted: Tue Apr 04, 2006 4:54 am
by Pedro Oliveira
Olá! Agradecido.

O que vê é o resultado de muito trabalho de design, sempre na busca da "perfeição"... nunca atingível, mas cada vez mais próxima...

Veja, por exemplo, o trabalho realizado no chão do aeroporto, na figura seguinte:

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Pode reparar nas marcações de asfalto realizadas, retiradas de fotografia aérea (aqui, com o Google Earth, por exemplo):

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Pode reparar em determinados pormenores, recortes que normalmente passam ao lado dos designers. O PLP, em termos de detalhe, foi um, de facto, uma referência. Foi um dos objectivos de desenvolvimento: o rigor técnico.

Veja outro exemplo (uma visão do BGL do chão do aeroporto editado com o programa do Lee Swordy, o AFCAD:

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Reparou nos pormenores circundados a amarelo? São pequenos pormenores que escapam à vista mas que, na realidade estão lá! É um "preciosismo", uma tara como outra qualquer (mas esta não magoa ninguém bem-intencionado nem faz baixar as frames... [:)]

O <i>Project Lisbon Photoreal</i> começou por ser um cenário particular e não-divulgado, ainda sem texturas fotográficas, para efeitos dos meus estudos os quais já aqui referi. Com o passar do tempo, a pedido de muita gente, resolvi disponibilizar várias versões que tinha feito. Actualmente, desenvolvo este cenário nas horas vagas (ultimamente têm sido "algumas", mas não posso continuar sempre a este ritmo, eh!)

Um abraço.

Pedro M. Oliveira

Posted: Wed Apr 05, 2006 12:18 am
by jagoz
Não posso deixar passar a oportunidade para endereçar os meus parabens pelo excelente trabalho e simultâneamente agradecer pela "partilha".
O meu sincero OBRIGADO.
jAGOZ