AI na pista 05 LPMA
AI na pista 05 LPMA
olá,
O tráfego AI em apróximação á pista 05 LPMA, fá-lo pelo lado da ilha quando deveria fazer sempre pelo lado do mar, como penso que é na realidade. Este problema é só meu? Como resolver?
Um abraço
Paulo Portugal
O tráfego AI em apróximação á pista 05 LPMA, fá-lo pelo lado da ilha quando deveria fazer sempre pelo lado do mar, como penso que é na realidade. Este problema é só meu? Como resolver?
Um abraço
Paulo Portugal
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- Joined: Sun Oct 19, 2003 10:44 am
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Se verificar o tráfego vindo das Canárias , ele vem direito á 05 sem que dê a volta por dentro da ilha , só se abortar as aterragens , aqui os aviões levantam e viram logo á esquerda sempre.
Sinceramente eu tambem gostava de saber como resolver esta situação , só por curiosidade minha , haverá alguma forma ?[8)]
Cumps,
Valdemar Marques
Sinceramente eu tambem gostava de saber como resolver esta situação , só por curiosidade minha , haverá alguma forma ?[8)]
Cumps,
Valdemar Marques
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- Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">já chegou a alguma conclusão em relação a esta questão?<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Viva,
Infelizmente, não há solução. O motor do tráfego aéreo de inteligência artificial do <i>FS2004</i> não vai beber os procedimentos de aproximação às cartas <i>Jeppesen</i>. Em vez disso usa um modelo <i>standard</i> de aproximação para todas as aeronaves AI e para o CTA incluso do programa. É por isso que não faz grande sentido usar a funcionalidade inclusa "<i>IFR Flight Plan</i>".
Será muito mais realista, ainda se quiser usar a funcionalidade <i>ATC</i> incluída, ficar pelo modo "<i>VFR</i>" sem plano de voo. Se estiver a utilizar o <i>A320</i> da <i>PSS</i>, por exemplo, ou outra qualquer aeronave que tenha <i>FMGS</i>, fazer o plano de voo somente no painel dessa aeronave e, ligar o ATC como se voasse uma aeronave ligeira em regras de voo visual (ou seja, sem plano de voo obrigatório). Assim, não se sujeita aos procedimentos "estúpidos" demasiadamente alongados que o <i>ATC</i> do <i>FS2004</i> "ordena".
Quanto ao <i>AI traffic</i>, como se disse, não há maneira de contornar o problema, sobretudo em zonas com procedimentos específicos como a aproximação à pista "05" (<i>LPMA</i>).
Experimente esquecer os procedimentos "<i>standard</i>" que os aviões <i>AI </i> efectuam, e preocupe-se, somente, com os seus. Não faça planos de voo "<i>IFR</i>" na funcionalidade inclusa no <i>FS2004</i>, mas somente nos painéis das aeronaves. É a única maneira. Ou então, ligue-se a uma rede virtual de controladores <i>online</i>, como a <i>IVAO</i> ou a <i>VATSIM</i>...
Julgo que só resta, mesmo, esperar por uma actualização do produto. Mesmo assim, tenho muitas dúvidas que a <i>MS</i> incluirá todos os procedimentos oficiais dos aeroportos nas próximas versões, pois isso iria dar um trabalho imenso... Já pensou o que seria criar um modelo de importação e respectiva interpretação dos procedimentos específicos para cada pista de cada aeroporto incluído no programa(incluíndo <i>SID</i>s, <i>STAR</i>s, aproximações de precisão, aproximações de não precisão com <i>VOR</i> e/ou <i>NDB</i>, <i>Circling</i>, <i>Circling VOR-DME</i>, <i>Circling LCTR-DME</i>, etc.)? Se nem para o chão dos aeroportos a <i>MS</i> pode garantir precisão (e até para algumas cabeceiras das pistas, como nas "35/17" de <i>LPPT</i>) quanto mais para os procedimentos do tráfego <i>AI</i>...
Contudo, a esperança é a última a morrer[:)]
Pedro Oliveira
Viva,
Infelizmente, não há solução. O motor do tráfego aéreo de inteligência artificial do <i>FS2004</i> não vai beber os procedimentos de aproximação às cartas <i>Jeppesen</i>. Em vez disso usa um modelo <i>standard</i> de aproximação para todas as aeronaves AI e para o CTA incluso do programa. É por isso que não faz grande sentido usar a funcionalidade inclusa "<i>IFR Flight Plan</i>".
Será muito mais realista, ainda se quiser usar a funcionalidade <i>ATC</i> incluída, ficar pelo modo "<i>VFR</i>" sem plano de voo. Se estiver a utilizar o <i>A320</i> da <i>PSS</i>, por exemplo, ou outra qualquer aeronave que tenha <i>FMGS</i>, fazer o plano de voo somente no painel dessa aeronave e, ligar o ATC como se voasse uma aeronave ligeira em regras de voo visual (ou seja, sem plano de voo obrigatório). Assim, não se sujeita aos procedimentos "estúpidos" demasiadamente alongados que o <i>ATC</i> do <i>FS2004</i> "ordena".
Quanto ao <i>AI traffic</i>, como se disse, não há maneira de contornar o problema, sobretudo em zonas com procedimentos específicos como a aproximação à pista "05" (<i>LPMA</i>).
Experimente esquecer os procedimentos "<i>standard</i>" que os aviões <i>AI </i> efectuam, e preocupe-se, somente, com os seus. Não faça planos de voo "<i>IFR</i>" na funcionalidade inclusa no <i>FS2004</i>, mas somente nos painéis das aeronaves. É a única maneira. Ou então, ligue-se a uma rede virtual de controladores <i>online</i>, como a <i>IVAO</i> ou a <i>VATSIM</i>...
Julgo que só resta, mesmo, esperar por uma actualização do produto. Mesmo assim, tenho muitas dúvidas que a <i>MS</i> incluirá todos os procedimentos oficiais dos aeroportos nas próximas versões, pois isso iria dar um trabalho imenso... Já pensou o que seria criar um modelo de importação e respectiva interpretação dos procedimentos específicos para cada pista de cada aeroporto incluído no programa(incluíndo <i>SID</i>s, <i>STAR</i>s, aproximações de precisão, aproximações de não precisão com <i>VOR</i> e/ou <i>NDB</i>, <i>Circling</i>, <i>Circling VOR-DME</i>, <i>Circling LCTR-DME</i>, etc.)? Se nem para o chão dos aeroportos a <i>MS</i> pode garantir precisão (e até para algumas cabeceiras das pistas, como nas "35/17" de <i>LPPT</i>) quanto mais para os procedimentos do tráfego <i>AI</i>...
Contudo, a esperança é a última a morrer[:)]
Pedro Oliveira
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">Viva,
Infelizmente, não há solução.(...)
Quanto ao AI traffic, como se disse, não há maneira de contornar o problema, sobretudo em zonas com procedimentos específicos como a aproximação à pista "05" (LPMA).
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Desculpe, mas é possivel desenhar procedimentos para qualquer aeroporto. A explicação vem nas páginas 45-50 do BGLComp SDK da Microsoft
Saudações
XML
Infelizmente, não há solução.(...)
Quanto ao AI traffic, como se disse, não há maneira de contornar o problema, sobretudo em zonas com procedimentos específicos como a aproximação à pista "05" (LPMA).
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Desculpe, mas é possivel desenhar procedimentos para qualquer aeroporto. A explicação vem nas páginas 45-50 do BGLComp SDK da Microsoft
Saudações
XML
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- Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">é possivel desenhar procedimentos para qualquer aeroporto. A explicação vem nas páginas 45-50 do BGLComp SDK da Microsoft<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Que giro!!! E será possível fazer procedimentos completos, complexos como a aproximação à Madeira ou à Horta?! Os tipos da MS estão a melhorar, mesmo! Hurra! Se tal fôr possível, então aqui fica o desafio para alguém com tempo que se queira dar ao trabalho de tentar... talvez, quem saiba, o senhor "XML" nos possa oferecer mais um trabalho gratutio (em XML) [?][:D]
Pág. 47 (FS2004 BGL SDK)
"
Leg
This element is used to add legs to approaches. This is a comprehensive list of what options are available. The specific information required to define the leg depends on the type. This element is not allowed to contain other data and must be terminated with ‘/>’.
<Leg
type="AF"
fixType="WAYPOINT"
fixRegion="K1"
fixIdent="ORD"
flyOver="TRUE"
turnDirection="L"
recommendedType="VOR"
recommendedRegion="K1"
recommendedIdent="ORD">
theta="125.2"
rho="1.2"
trueCourse="166.1"
magneticCourse="166.1"
distance="12345.0"
time="1.2"
altitudeDescriptor="+"
altitude1="1000.0"
altitude2="1000.0"/>
"
Mãos à Obra!
Pedro Oliveira
Que giro!!! E será possível fazer procedimentos completos, complexos como a aproximação à Madeira ou à Horta?! Os tipos da MS estão a melhorar, mesmo! Hurra! Se tal fôr possível, então aqui fica o desafio para alguém com tempo que se queira dar ao trabalho de tentar... talvez, quem saiba, o senhor "XML" nos possa oferecer mais um trabalho gratutio (em XML) [?][:D]
Pág. 47 (FS2004 BGL SDK)
"
Leg
This element is used to add legs to approaches. This is a comprehensive list of what options are available. The specific information required to define the leg depends on the type. This element is not allowed to contain other data and must be terminated with ‘/>’.
<Leg
type="AF"
fixType="WAYPOINT"
fixRegion="K1"
fixIdent="ORD"
flyOver="TRUE"
turnDirection="L"
recommendedType="VOR"
recommendedRegion="K1"
recommendedIdent="ORD">
theta="125.2"
rho="1.2"
trueCourse="166.1"
magneticCourse="166.1"
distance="12345.0"
time="1.2"
altitudeDescriptor="+"
altitude1="1000.0"
altitude2="1000.0"/>
"
Mãos à Obra!
Pedro Oliveira
Sim, mas há muito para além do "leg"
Os tags que interessam são:
<Approach>
<ApproachLegs>
<MissedApproachLegs>
<leg>
<Transition>
<DmeArc>
<TransitionLegs>
Depois é preciso ter muita atenção aos 'type' dentro de cada leg. Ver bem os quadros descritivos para os tipos: AF, CA, CD, CF, CI,
CR, DF, FA, FC, FD, FM, HA, HF, HM, IF, PI, RF, TF, VA, VD, VI, VM, VR
O resto é intuitivo e basta saber interpretar as cartas dos procedimentos.
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">...talvez, quem saiba, o senhor "XML" nos possa oferecer mais um trabalho gratutio (em XML)<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
talvez, quem saiba...
Saudações
XML
Os tags que interessam são:
<Approach>
<ApproachLegs>
<MissedApproachLegs>
<leg>
<Transition>
<DmeArc>
<TransitionLegs>
Depois é preciso ter muita atenção aos 'type' dentro de cada leg. Ver bem os quadros descritivos para os tipos: AF, CA, CD, CF, CI,
CR, DF, FA, FC, FD, FM, HA, HF, HM, IF, PI, RF, TF, VA, VD, VI, VM, VR
O resto é intuitivo e basta saber interpretar as cartas dos procedimentos.
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">...talvez, quem saiba, o senhor "XML" nos possa oferecer mais um trabalho gratutio (em XML)<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
talvez, quem saiba...
Saudações
XML