Ainda referente às aproximações à pista "05" da Madeira, estive a dar uma vista de olhos ao <i>PDF</i> com o <i>tutorial</i> que aqui foi indicado, com algumas das aproximações ditas mais interessantes de efectuar:
Princess Juliana (TNCM)
Santos Dumont (SBRJ)
Innsbruck (LOWI)
Kai-Tak (VHHH)
Madeira (LPMA)
A aproximação ao aeroporto Princess Juliana não tem uma dificuldade especial, apesar de haver uma estrada imediatamente antes do início da pista.
A dificuldade de uma aproximação depende muito da aeronave que a vai efectuar. Por exemplo, a aproximação em "<i>Circling</i> <i>LCTR-DME</i>" para a pista "28" do aeroporto da Horta (LPHR), nos Açores, representa pouca dificuldade para uma aeronave ligeira, ao passo que para um <i>A320</i> já é uma tarefa menos fácil, sobretudo se a visibilidade for fraca e a volta final for feita já próxima do <i>MAP</i> ("<i>Missed Approach Point</i>")...
Quanto aos "aeroportos perigosos", julgo que há um, de facto, que é mesmo perigoso. Conhecem o St-Barthelemy (TFFJ)?
[img]C:\TFFJ.JPG[/img]
É claro que não aterram lá A320s, mas, mesmo para um Dash-8, parece uma tarefa impossível...
Outro que pouco fica atrás é a aproximação "<i>IGS</i>" à pista "01" a Lugano (LSZA), na Suiça, com o seu gradiente de descida de 6,65º na fase inicial e mais de 11º na final-curta para apanhar a ladeira do PAPI; e aterram lá BAe 146-300s, aeronaves a jacto pouco mais pequenas que um Boeing 737 certificadas para descidas tão abruptas como esta.
A aproximação a London City (EGLC) também é famoso, mas ainda assim menos difícil.
Das aproximações aqui apresentadas, direi que a única que é constantemente perigosa (independentemente das condições atmosféricas e das aeronaves que a operam) é a aproximação final a St-Barthelemy por cima do monte (ver foto). As restantes são apenas mais ou menos difíceis... consoante as aeronaves que as efectuam (e as condições atmosféricas, é claro!)
Enquanto que a perigosidade de um aeroporto ou pista é algo de mais concreto ou absoluto, a dificuldade das aproximações é, pois, muito mais relativo [:)].
Pedro Oliveira
Aproximação à 05 LPMA
-
- Posts: 61
- Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am
(O moderador poderá apagar as minhas 2 anteriores respostas, pois esqueci-me de colocar as fotos pretendidas)!
Agora sim, as imagens seleccionadas! Em vez de fazer <i>upload</i> tinha utilizado um comando <i>URL</i> para uma pasta local (é já do cansaço da hora [xx(]):
Aqui vão mais alguns pequenos <i>JPEG</i> com alguns dos aeroportos mais difíceis de operar, dois deles em Portugal, para mostrar que a Madeira não é assim comparativamente tão difícil nem "periogoso" quanto por vezes se julga ou se pretende fazer crer:
St-Barthelemy, Ilhas Caraíbas (TFFJ)
Lugano, Suíça (LSZA)
London City, Londres (EGLC)
Horta, Ilhas Açores (LPHR)
São Jorge, Ilhas Açores (LPSJ)
Santos Dumont, Rio de Janeiro (SBRJ)
Quito, Equador (SEQU)
La Palma, Ilhas Canárias (GCLA)
La Gomera, Ilhas Canárias (GCGM)
Innsbruck, Áustria (LOWI)
Kai-Tak, Hong-Kong (VHHH) - desactivado
Funchal, Madeira (LPMA)
Como foi dito, a dificuldade das aproximações depende imenso das aeronaves que as operam e das condições atmosféricas, para além das categorias de aproximação, condição das aeronaves, etc...
A aproximação à pista "10", St-Barthelemy (TFFJ), é, provavelmente, a única que, independentamente das condições atmosféricas e das aeronaves que nela operam, apresenta um perigo constante. Ao pé dela, a Madeira (para as mesmas condições) parece muito mais segura.
Desmistifique-se, pois, e de vez, o pós-conceito de "insegurança" em relação ao aeroporto da Madeira. O aeroporto da Madeira, LPMA, (na configuração actual) é bastante seguro, de facto.
Pedro Oliveira
PS: Há, ainda, muitas mais aproximações por todo o globo que apresentam algum grau de dificuldade relevante, incluindo em aeroportos internacionais, como seja a final para a pista "13L" (KJFK) em volta. Contudo, se acharem pertinente indicar mais alguma aproximação com algum grau de dificuldade acrescido, não hesitem em responder... [;)]
NOTA: as imagens foram retiradas do sítio Airliners.net e reduzidas em tamanho. Mantêm, portanto, os seus respectivos direitos de autor.
Agora sim, as imagens seleccionadas! Em vez de fazer <i>upload</i> tinha utilizado um comando <i>URL</i> para uma pasta local (é já do cansaço da hora [xx(]):
Aqui vão mais alguns pequenos <i>JPEG</i> com alguns dos aeroportos mais difíceis de operar, dois deles em Portugal, para mostrar que a Madeira não é assim comparativamente tão difícil nem "periogoso" quanto por vezes se julga ou se pretende fazer crer:
St-Barthelemy, Ilhas Caraíbas (TFFJ)
Lugano, Suíça (LSZA)
London City, Londres (EGLC)
Horta, Ilhas Açores (LPHR)
São Jorge, Ilhas Açores (LPSJ)
Santos Dumont, Rio de Janeiro (SBRJ)
Quito, Equador (SEQU)
La Palma, Ilhas Canárias (GCLA)
La Gomera, Ilhas Canárias (GCGM)
Innsbruck, Áustria (LOWI)
Kai-Tak, Hong-Kong (VHHH) - desactivado
Funchal, Madeira (LPMA)
Como foi dito, a dificuldade das aproximações depende imenso das aeronaves que as operam e das condições atmosféricas, para além das categorias de aproximação, condição das aeronaves, etc...
A aproximação à pista "10", St-Barthelemy (TFFJ), é, provavelmente, a única que, independentamente das condições atmosféricas e das aeronaves que nela operam, apresenta um perigo constante. Ao pé dela, a Madeira (para as mesmas condições) parece muito mais segura.
Desmistifique-se, pois, e de vez, o pós-conceito de "insegurança" em relação ao aeroporto da Madeira. O aeroporto da Madeira, LPMA, (na configuração actual) é bastante seguro, de facto.
Pedro Oliveira
PS: Há, ainda, muitas mais aproximações por todo o globo que apresentam algum grau de dificuldade relevante, incluindo em aeroportos internacionais, como seja a final para a pista "13L" (KJFK) em volta. Contudo, se acharem pertinente indicar mais alguma aproximação com algum grau de dificuldade acrescido, não hesitem em responder... [;)]
NOTA: as imagens foram retiradas do sítio Airliners.net e reduzidas em tamanho. Mantêm, portanto, os seus respectivos direitos de autor.
-
- Posts: 61
- Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am