Posted: Mon Nov 07, 2005 3:50 am
Ainda referente às aproximações à pista "05" da Madeira, estive a dar uma vista de olhos ao <i>PDF</i> com o <i>tutorial</i> que aqui foi indicado, com algumas das aproximações ditas mais interessantes de efectuar:
Princess Juliana (TNCM)
Santos Dumont (SBRJ)
Innsbruck (LOWI)
Kai-Tak (VHHH)
Madeira (LPMA)
A aproximação ao aeroporto Princess Juliana não tem uma dificuldade especial, apesar de haver uma estrada imediatamente antes do início da pista.
A dificuldade de uma aproximação depende muito da aeronave que a vai efectuar. Por exemplo, a aproximação em "<i>Circling</i> <i>LCTR-DME</i>" para a pista "28" do aeroporto da Horta (LPHR), nos Açores, representa pouca dificuldade para uma aeronave ligeira, ao passo que para um <i>A320</i> já é uma tarefa menos fácil, sobretudo se a visibilidade for fraca e a volta final for feita já próxima do <i>MAP</i> ("<i>Missed Approach Point</i>")...
Quanto aos "aeroportos perigosos", julgo que há um, de facto, que é mesmo perigoso. Conhecem o St-Barthelemy (TFFJ)?
[img]C:\TFFJ.JPG[/img]
É claro que não aterram lá A320s, mas, mesmo para um Dash-8, parece uma tarefa impossível...
Outro que pouco fica atrás é a aproximação "<i>IGS</i>" à pista "01" a Lugano (LSZA), na Suiça, com o seu gradiente de descida de 6,65º na fase inicial e mais de 11º na final-curta para apanhar a ladeira do PAPI; e aterram lá BAe 146-300s, aeronaves a jacto pouco mais pequenas que um Boeing 737 certificadas para descidas tão abruptas como esta.
A aproximação a London City (EGLC) também é famoso, mas ainda assim menos difícil.
Das aproximações aqui apresentadas, direi que a única que é constantemente perigosa (independentemente das condições atmosféricas e das aeronaves que a operam) é a aproximação final a St-Barthelemy por cima do monte (ver foto). As restantes são apenas mais ou menos difíceis... consoante as aeronaves que as efectuam (e as condições atmosféricas, é claro!)
Enquanto que a perigosidade de um aeroporto ou pista é algo de mais concreto ou absoluto, a dificuldade das aproximações é, pois, muito mais relativo [:)].
Pedro Oliveira
Princess Juliana (TNCM)
Santos Dumont (SBRJ)
Innsbruck (LOWI)
Kai-Tak (VHHH)
Madeira (LPMA)
A aproximação ao aeroporto Princess Juliana não tem uma dificuldade especial, apesar de haver uma estrada imediatamente antes do início da pista.
A dificuldade de uma aproximação depende muito da aeronave que a vai efectuar. Por exemplo, a aproximação em "<i>Circling</i> <i>LCTR-DME</i>" para a pista "28" do aeroporto da Horta (LPHR), nos Açores, representa pouca dificuldade para uma aeronave ligeira, ao passo que para um <i>A320</i> já é uma tarefa menos fácil, sobretudo se a visibilidade for fraca e a volta final for feita já próxima do <i>MAP</i> ("<i>Missed Approach Point</i>")...
Quanto aos "aeroportos perigosos", julgo que há um, de facto, que é mesmo perigoso. Conhecem o St-Barthelemy (TFFJ)?
[img]C:\TFFJ.JPG[/img]
É claro que não aterram lá A320s, mas, mesmo para um Dash-8, parece uma tarefa impossível...
Outro que pouco fica atrás é a aproximação "<i>IGS</i>" à pista "01" a Lugano (LSZA), na Suiça, com o seu gradiente de descida de 6,65º na fase inicial e mais de 11º na final-curta para apanhar a ladeira do PAPI; e aterram lá BAe 146-300s, aeronaves a jacto pouco mais pequenas que um Boeing 737 certificadas para descidas tão abruptas como esta.
A aproximação a London City (EGLC) também é famoso, mas ainda assim menos difícil.
Das aproximações aqui apresentadas, direi que a única que é constantemente perigosa (independentemente das condições atmosféricas e das aeronaves que a operam) é a aproximação final a St-Barthelemy por cima do monte (ver foto). As restantes são apenas mais ou menos difíceis... consoante as aeronaves que as efectuam (e as condições atmosféricas, é claro!)
Enquanto que a perigosidade de um aeroporto ou pista é algo de mais concreto ou absoluto, a dificuldade das aproximações é, pois, muito mais relativo [:)].
Pedro Oliveira